Translate

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Divergente de Veronica Roth (Opinião)

Sinopse
Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.

Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la.


Olá pessoal,
acabei de ler Divergente e tenho uma coisa a dizer, eu já li imensos livros deste género mas nenhum me prendeu como este, estou apaixonada pela história de Tris Pior e Quatro ou melhor dizendo Tobias.

Primeiro de tudo a capa, eu fiquei curiosa quando o vi numa estante peguei e adorei o sinopse e eu soube tinha que o comprar, a capa pode se ver uma cidade e como elemento principal o fogo a escolha que Tris pede porem incontrolável que remete ao que ela é realmente uma divergente.

Agora o livro, quando eu comecei a ler fiquei logo pegada ao livro, a visão de uma cidade futurista localizada em Chicago, cheia de medo e dividida em 5 fações: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Essas fações tem regras, leis e ideias para que sejam controlados e não saberem pensar por si próprios. Quando todos os jovens de todas as fações fazem 16 anos são postos a um teste para determinar qual seria a sua melhor fação que eles poderiam seguir no dia da escolha.
Tris apesar de ser da fação abnegada no seu teste calha-lhe Abnegação, Intrépida e Erudição revelando ser assim Divergente. No dia da sua escolha segue a fação Intrépidos, onde é o seu destino.

Assim que ela começa a sua iniciação fica ainda mais apaixonado pelo livro, o perigo, a adrenalina, a maneira como ela tem que superar vir de uma fação de altruístas começa a pensar em si e a pensar por si sem medo do que as pessoas poderiam pensar ou do que lhe poderiam fazer. Porém os perigos a rodeiam a medida que a iniciação que continua e ela tem que fazer de tudo para esconder que é uma divergente. Ao longo do livro as mortes tornam ainda mais perigoso o livro, mais  interessante e completamente imprevisível.

Agora as personagens:
Eu adorei  a Tris a maneira como ela pensa durante o livro, a sua coragem e a maneira como ela desafia tudo, mesmo os seus inimigos que estão mais perto do que ela pensa. Agora o Quatro, eu fiquei apaixonada pela maneira rude e fria dele, mas que ao mesmo tempo tenta ajudar Tris o melhor que pode, sem que ninguém perceba mas ele não fica indiferente de Tris. E eles juntos é uma combinação estranha e tentador, principalmente quando enfrentam os seus medos e os seus inimigos.

Todo o enredo é bastante imprevisível em algumas coisas, quase bruto e cheia de adrenalina. A autora consegue prender o leitor numa roda gigante de emoções (eu tive que usar o trocadilho), eu recomendo vivamente este livro para quem adora ler e gosta de ser surpreendido.

Sobre a Autora

Veronica Roth estudou Escrita Criativa na Northwestern University. Nos seus tempos de faculdade, preferiu dedicar-se a escrever o que viria a ser a sua primeira obra, DIVERGENTE, e deixar de lado os trabalhos de casa – uma escolha que acabou por transformar totalmente a sua vida. Veronica Roth foi recentemente considerada a melhor autora pelos Goodreads Choice Awards 2012, e Insurgente conquistou o prémio de melhor livro de fantasia juvenil pela mesma entidade.

Espreito algumas das paginas: Aqui
Onde comprar:

Sem comentários:

Enviar um comentário